quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Modelo - Contestação - Ação de Modificação de Guarda e Alimentos

 Contestação - Ação de Modificação de Guarda e Alimentos


EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA _____ª VARA DA FAMÍLIA E SUCESSÕES DA COMARCA DE ___________ – ___________.











Processo nº _________________________________________

Modificação de guarda e alimentos



JANE, (qualificação completa), que lhe move GEORGE, já qualificado, vem à presença de Vossa Excelência, por seu (sua) advogado(a) e procurador(a) (doc. 1), apresentar sua


CONTESTAÇÃO


na melhor forma de direito e com base nos seguintes fatos e fundamentos:


I - SÍNTESE DO PEDIDO INAUGURAL:


O AUTOR ingressou com a presente ação de modificação de guarda com pedido de antecipação de tutela, buscando a modificação da guarda e alimentos do menor Elroy.


Alega que o menor foi entregue pelo Conselho Tutelar desta cidade, sendo elaborado O TERMO DE RESPONSABILIDADE e que pretende manter o menor consigo, para evitar que males maiores ocorram entre ele e a ré.


Alega ainda que o menor, manifesta expressamente o desejo de continuar a residir com o autor e que a ré não mais quer ter o filho de volta.


II - NO MÉRITO:


Primeiramente Excelência, a que se ressaltar, a ré e o filho menor não vinham tendo diversos desentendimentos, como pretende o autor. A ré sempre considerou Elroy um bom filho, procurou o Conselho Tutelar em busca de ajuda, pois o menor estava se relacionando com maus elementos e também usando drogas (doc. 2).


A ré sempre cuidou sozinha do menor, sendo o autor um pai ausente, por isto imaginou que com o autor mais presente na vida do filho, a situação pudesse melhorar, o que acabou não ocorrendo.


Nos dois primeiros meses, em que morou com o pai, tudo corria muito bem, tanto que o menor assinou conjuntamente com o autor solicitando a modificação da guarda.


No entanto, após este período, começou a ter muitas desavenças entre o menor e sua madrasta, sendo que o pai independentemente de quem tenha razão sempre apoia sua mulher.


O menor deixou de ser tratado adequadamente, e por viver em um ambiente de constantes brigas, acabou por deixar a residência e passar a maior parte do dia na rua, somente voltando para casa à noite.


A situação em que vive agora é muito mais prejudicial ao menor, do que a anteriormente vivida, onde contava com a atenção da mãe que tem mais tempo para cuidar do menor, pois não está trabalhando em razão da sua saúde debilitada.


O menor não expressa mais o desejo de continuar a residir com o autor, mais sim com a ré. A ré sempre quis ter o menor ao seu lado, apenas buscava uma melhor saída para os problemas que o filho estava enfrentado, o que acabou não ocorrendo.


No que tange a obrigação alimentar materna estabelecida de XX% (por extenso) do salário mínimo, apenas a título de argumentação, pois espera que a guarda da menor permaneça com a ré. Os alimentos devem ser fixados em conformidade com a possibilidade de quem paga e a necessidade de quem recebe.


A ré não possui nenhuma condição para pagar pensão alimentícia, não está trabalhando desde (dia) de (mês) de (ano) (doc. 3 e 4) , pois é visivelmente doente, apresentando bolhas nas mãos e pés, inchaço na barriga e tumores que estouram pelo corpo, sintomas estes decorrentes de um rompimento da vesícula ocorrido a dois anos atrás (doc. 5)


O autor possui um bom emprego e apenas o menor Elroy de filho, podendo suprir as necessidades do menor, em razão da momentânea impossibilidade da mãe.


III - DO PEDIDO:


Diante das razões acima expostas, requer a Vossa Excelência:


a) Que a guarda do menor ELROY, permaneça com a ré.


b) Sendo este o entendimento de V.Exa., e mantida a guarda materrna, requer seja restabelecida a obrigação alimentar nos mesmos parâmetros anteriormente fixados, ou seja, de XX% (por extenso) de seus vencimentos líquidos, expedindo-se desde já o competente ofício à empregadora do requerente (nome da empresa e endereço completo) e consequentemente suspensa a obrigação alimentar materno em valor equivalente a XX% (por extenso) do salário mínimo.


c) Seja a presente ação julgada improcedente, condenando o réu ao pagamento das custas e honorários advocatícios.


d) A produção de todas as provas em direito admitidas, especialmente a documental, a testemunhal, a pericial e demais necessárias ao deslinde do feito.



Nestes termos,

Pede deferimento.

Localidade, (dia) de (mês) de (ano).



ADVOGADA

OAB/XX número



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Modelo – Impugnação à Contestação em Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais ocasionados por Agência de Viagem e Turismo

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE ___________________/______ PROCE...