terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Família Flintstones X Família Jetsons


Os dois desenhos animados foram produzidos por Hanna e Barbera na década de 60, um representando o passado e outro o futuro.


     FAMÍLIA FLINTSTONES
                    
                       

A família Flintstones mostra o cotidiano de uma família de classe média na Idade da Pedra. Sua primeira temporada foi direcionada ao público adulto, fortemente ligado a anúncios publicitários de cigarros da marca Winston. Os personagens Fred e Vilma apareciam fumando. O que traduzia muito bem o momento vivido em 1960, em que havia um grande incentivo ao tabagismo.







Apenas a partir da terceira temporada, é que a série passou a ter o público-alvo os jovens e crianças, com o nascimento de Pedrita, em 1962, filha de Fred e Vilma, a série se consolidou como o desenho animado. Em 1963, a família Rublle, melhores amigos da família Flintstones, adota Bam-bam, o que reforça ainda mais a escolha pelo novo público alvo. Os Flintstones é um desenho que encantou diversas gerações, fazendo com que crianças e até mesmo adultos imaginassem como seria a vida na idade da pedra. É certo que de uma maneira um tanto quanto fantasiosa. A presença dos dinossauros, aves pré-históricas e mamutes é muito marcante no desenho, por vezes, esses animais eram de estimação, outros ajudavam nas tarefas domésticas e finalmente os animais maiores  eram utilizados como se fossem máquinas de grande porte. Suas vestimentas eram de pele, seus  ornamentos eram feitos de ossos, pedra e madeira. Mas, no fundo, seus hábitos familiares eram muito parecidos com os nossos.


                                          FAMÍLIA JETSONS






Em contraposição, a família dos Jetsons viviam no ano 2062, ano em que o avanço tecnológico é retratado através de carros voadores, construções suspensas, robôs fazendo o serviço do homem, tudo extremamente automatizado. É engraçado observar que o simples apertar de um botão, é uma atividade muito cansativa para os personagens. E mais, a “Rose”  uma robô muito simpática que faz todos os afazeres do lar, cantarolando, é um sonho de consumo dos telespectadores. 

Os dois desenhos apesar de retratarem épocas diferentes, apresentavam a mesma estrutura familiar, que era considerada a família ideal da época. A família do futuro que tratamos neste blog, é muito diferente do que se imaginava em 1960.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Modelo - Petição de habilitação de crédito em inventário

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da _ Vara de Família e Sucessões da Comarca de [Cidade/Estado] Processo nº [Núme...